DIA 2 RUA DAS PRETAS

RUA DAS PRETAS

10 DE JULHO
2022

A manutenção de restrições à circulação internacional devidas à pandemia da COVID-19, que impõem quarentena aos passageiros oriundos nomeadamente do Brasil, obrigou ao adiamento da noite do concerto de Seu Jorge e Daniel Jobim com Rua Das Pretas na primeira parte, para o dia 10 de julho de 2022, tornando-se assim na primeira confirmação para a 2ª edição do Festival.

A Rua Das Pretas é uma tertúlia musical lusófona nascida em Lisboa na casa do músico brasileiro Pierre Aderne. Música, storytelling, vinhos, amigos chefs de cozinha, produtores de vinho e escritores, apareciam em diversas noites, que aos poucos se tornaram o sonho de consumo de inúmeros lisboetas. Por lá passou a fina flor da música em língua portuguesa, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Moura, Carminho, Tito Paris, Camané, Salvador Sobral, entre tantos outros, além de cantores do jazz e da bossa nova como Madeleine Peyroux, Melody Gardot, Jesse Harris ou Anna Maria Jopek. Há́ dois anos a Rua Das Pretas mudou-se para um palacete privado do século XVIII na Praça do Príncipe Real, onde o público tem uma vista deslumbrante sobre o Tejo. Neste momento já passaram por lá mais de 3000 pessoas de todo o mundo, inclusive 140 artistas da chamada World Music. Entretanto a Rua Das Pretas foi até Nova Iorque gravar o seu “Wine Album”, o álbum de estreia produzido por Hector Castillo. Pouco depois chegou ao palco do Coliseu dos Recreios e em digressão pelo mundo: Madrid, Paris, Berlim e Nova Iorque. Rapidamente se tornou sucesso também na imprensa nacional e internacional, colecionando elogios de publicações internacionais como a Forbes ou a Mojo. E agora este extraordinário projeto sobe ao palco do Jardins do Marquês – Oeiras Valley, o mesmo que receberá Seu Jorge e Daniel Jobim. Pierre Aderne e Seu Jorge são conterrâneos e contemporâneos, parceiros de música do Rio de Janeiro, de uma mesma geração que surgiu no início dos anos 90.

No repertório, além de “Mina Do Condomínio“ – sucesso na voz de Seu Jorge, composto por Pierre Aderne, Gabriel Moura, Pretinho da Serrinha e o próprio Jorge -, e de “Casamenteiro“ (Pierre Aderne e Gastão Villeroy) – tema gravado também por Seu Jorge – estarão temas do mais novo álbum da Rua Das Pretas “Um Copo De Fado, Dois De Bossa Nova“, como “A Sombra Do Meu Chapéu” (Aderne / Moura),  e do próximo álbum a solo de Pierre Aderne, como o single “Com Vista Pro Mar“ dueto com a argentina Delfina Cheb, escrito por Pierre Aderne e Melody Gardot. “Guia“ e “Nau Frágil“, temas compostos por Pierre para Antonio Zambujo, também estarão no alinhamento.

A Rua Das Pretas terá em palco neste concerto: Pierre Aderne, Walter Areia, Nilson Dourado, Nani Medeiros, João Pita, Rui Poço, Karla da Silva, Joana Amendoeira e Camila Masiso, músicos residentes do coletivo, que recentemente estiveram na série musical na RTP 1 “Rua Das Pretas Coliseu”.